ESBOÇO 433
TEMA: BATISMO EM ÁGUAS
No
cristianismo a doutrina do batismo é de fundamental importância, e,
neste breve estudo, abordaremos alguns pontos interessantes sobre o
batismo em águas e considerações relevantes quanto à interpretação
bíblica, na qual embasamos a nossa fé e o cumprimento das ordenanças
divinas, da vontade de Deus para a sua igreja.
Significado
a) Imersão, sepultamento de pecados, confissão pública da fé;
b)
É comparado com o sabão dos lavadeiros (Ml 3.2); a purificação do
templo (Jo 2.16); é importante ressaltar que o batismo não é salvação,
embora seja para os salvos (Lc 23.43),
Batismos Considerados Biblicamente
a)
O batismo no Espírito Santo, resumidamente, é uma concessão especial,
sendo através da graça de Deus, um revestimento de poder celestial,
imersão nas profundezas do Espírito Santo (Lc 24.49; At 2.1-4).
b)
O batismo em águas é a identificação com Cristo, indicando que o crente
morreu para a velha vida e entrou em novidade de vida, mediante a
redenção de Cristo (Cl 2.12), simbolizando que o crente se identificou
com o corpo de Cristo, a igreja, dando testemunho público da sua fé (I
Co 12.13). Simbolizando, também, a purificação dos pecados que ocorre no
momento da conversão (At 22.16);
c)
A bíblia também cita o batismo na morte de Jesus, que ocorre quando um
pecador se arrepende, entregando-se a Cristo; é como se ele tivesse
imergido na graça de Deus, é o simbolismo da união com Cristo em sua
morte, sepultamento e ressurreição (Rm 6.3,4), trata-se de aceitação do
sacrifício de Jesus Cristo que é capaz de nos lavar do pecado.
O Batismo de bebês
1.
O Pedobatismo não é praticado em nossa igreja pelo fato de uma criança
não ter a consciência do pecado, os que batizam crianças acreditam que o
batismo é necessário para salvação e que o ato (do batismo) traz em si
regeneração, e para dar ênfase a esse argumento dizem que a fé das
crianças é substituída pela fé da igreja.
2. Porque fere frontalmente a doutrina bíblica (At 2.41,42);
3.
Porque a salvação é individual, embora tenhamos obrigação de
conscientizar os nossos filhos, e criá-los no temor da palavra de Deus
(Pv 22.6). O batismo em si não salva, embora todo salvo sinta o desejo
de ser batizado, tanto em águas quanto no Espírito Santo (Lc 23.43).
Quem pode ser batizado e Quando fazê-lo?
1.
Os que professam a fé. Ex: Os que creram no dia de pentecostes (At
2.41); A casa de Cornélio (At 10.47,48); O carcereiro de Filipos (At
16.31-34); Os maiores de 12 anos, com o consentimento dos pais.
2.
Os que, preferencialmente, já passaram pelo discipulado da nossa
igreja, já tendo conhecimento das doutrinas básicas da igreja;
3. Os que são casados civilmente e os que não têm impedimentos;
4. Quando se tem desejo pessoal (At 8.36);
5. Quando o congregado quer ter compromisso com a igreja
Onde e Como Batizar?
1. O batismo por aspersão ou efusão, é aquele no qual é borrifada ou derramada água sobre o batizado;
2.
O batismo por imersão é aquele praticado por nossa igreja, no qual o
batizado imerge por completo na água. Compreendendo a concepção bíblica
da imersão adotada por nossa igreja, era preciso águas abundantes (Mc
1.10) Jesus saiu da água (Jo 3.23). João batizava onde havia muitas
águas (At 8.36-39). Filipe batizou o eunuco num lugar onde havia água, a
água que o eunuco transportava, era comum aos viajantes, e não foi o
suficiente para batizá-lo. A água significa o sangue de Jesus que nos
purifica de todo o pecado, significa também o sepultamento de pecados e o
renascimento para uma nova vida, mas é preciso a totalidade, sendo
salvo completamente (I Ts 5.23). O Batismo em águas é realizado em nome
do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28.19)
Qual a importância do Batismo nas águas para a Fé Cristã?
1.
A importância de seguir as pisadas do Mestre. Jesus foi batizado, ele
foi o maior exemplo para os cristãos (Mt 3.13-17; Mc 1.9-11; Lc 3.21,22;
Jo 1.32).
2. Porque precisamos ter um redil, não podemos ser ovelhas sem pastor (Jo 10.16).
Todos
nós, os salvos, sentimos o desejo de nos apropriarmos das bênçãos que
Deus (nos) disponibiliza aos seus através da sua igreja genuína; no
entanto, precisamos ter identidade denominacional, fazermos parte de uma
igreja local, com a qual temos familariedade, sendo assíduos,
obedientes, querermos livremente ser acompanhados e vivermos congregados
até a volta de Jesus (I Co 15.58).
Pr. Elis Clementino – Itapissuma –PE/Brasil
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