TEMA: A ONISCIÊNCIA DE DEUS
“Senhor Tu me Sondaste e me Conheces” (Sl 139: 1).
“Senhor Tu me Sondaste e me Conheces” (Sl 139: 1).
Introdução
Os termos Sondar e Conhecer são dois verbos importantes, exprimindo um dos principais atributos de Deus “Onisciência”. É através desse atributo que Deus penetra em todas as coisas. A mente divina é um depósito de conhecimento, nela não há falhas, fraquezas, nem limitações.
Definição:
É a capacidade de saber tudo infinitamente, incluindo pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente, futuro, todo universo, etc. É a qualidade da natureza de Deus que garante saber todas as coisas.
Onisciência é uma palavra originada do latim, Ominis “toda” e Scire, “saber” Ominis + Scire = Onisciência.
I. Evidências Bíblicas da Onisciência Divina
Vários
textos bíblicos revelam o conhecimento ilimitado da parte de Deus,
embora a palavra “Onisciência” não seja encontrada na bíblia, mas
existem conceitos; por exemplo: Paulo quando escreveu aos romanos
expressou-se dessa forma: Ó profundidade das riquezas, como da ciência
de Deus! Quão insondáveis são os teus juízos, e quão inescrutáveis, os
seus caminhos (Rm 11. 33,34). Os caminhos de Deus são inescrutáveis, ou
seja, insondáveis. Ele tem ao seu dispor vastas profundezas de
conhecimento e sabedoria, a mente dele não é perscrutada “esquadrinhada”
por ninguém (Sl 145.5). O entendimento do SENHOR não pode ser medido,
porque a sabedoria dEle é multiforme (Ef 3.10), ou seja, tem mais de uma forma.
II. Conhecimento de Deus
Ele é o eterno agora, ou seja, vive fora do tempo e pode ver qualquer coisa do começo ao fim. Para ele não há passado, presente e nem futuro. A mente divina abrange tudo, nada é oculto para Deus.
1. Sobre o homem
a) Ainda informe os teus olhos viram o meu corpo (Sl 139:16);
b) A Jeremias ele diz: Antes que eu te formasse no ventre da tua mãe eu ti conheci (Jr 1:5);
c) Expressão de Paulo; - “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre da minha mãe me separou e me chamou pela sua graça” (Gl 1:15). Existem muitas outras expressivas referências a esse respeito: (Sl 139:2,12; Sl 139:13-15). Ele anuncia o fim desde o principio (Is 46.10).
III. Jesus Cristo e a criação
Por Ele e para ele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e invisíveis, Ele é antes de todas as coisas, e elas subsistem por ele (Cl 1.16,17), sem Ele nada do que foi feito se fez (Jo 1. 3). Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o seu exército, pelo “Ruach” aqui é traduzido por Espírito que pode significar “sopro” da sua boca (Sl 33.6).
1. Cristo em relação ao homem
a) No encontro com Natanael, Jesus viu a Natanael vir ter com ele e disse: Eis aqui um verdadeiro israelita em quem não há dolo ou fraude e má fé.Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu e disse-lhe: Antes que Felipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira (Jo 1:47,48).
b) Sobre Abraão (Jo 8: 56,57). - “Abraão vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e se alegrou”, essa palavra de Jesus despertou a curiosidade dos judeus. (como pode ser isso?). Jesus responde: Em verdade em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, EU SOU. (Jo 8.58).
O
conhecimento do Senhor é incompreensível a nós, entretanto as coisas
espirituais são reveladas ao homem pelo Espírito Santo (I Co 2.9-16).
Considerações finais
Através
dessas revelações conhecemos esse grande atributo de Deus
“Onisciência”, nada há de mais profundo e oculto que Ele não revele (I
Co 2.10,11b). Conhecer os atributos de Deus é imprescindível.
Referências: Enciclopédia de Bíblia/Teologia e Filosofia por Russel Nomam Champlin, Ph.D; Enciclopédia Online.
Pr. Elis Clementino
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