domingo, 5 de julho de 2020

Heresias Evangélicas.



Heresias Evangélicas: Que Deus tenha Misericórdia
Jonas Dias de Souza
                Tenho visto de tudo nesta “seara evangélica”. E só resta-me uma alternativa. Rogar a Misericórdia de Deus por amor de Jesus Cristo. Clamar que Ele olhe com misericórdia. Quando recorremos ao dicionário para vermos o significado de Heresia, vemos que nós os Cristãos que defendemos a Fé em Cristo, podemos ser refutados como hereges pelos outros grupos.
                Apologéticos ou não, devemos manter a chama acesa, a do verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo. Prefiro chamar de Estelionato Evangélico à heresia. O que vemos é um verdadeiro roubo da lã das ovelhas.   Falta apenas um pouco de dedicação ao estudo sério das Sagradas Escrituras para que esta massa incauta e inculta não seja espoliada. Não tenho dó de “crente” que manda ungir seu celular para não receber cobranças. Resta-me ter dó destes falsos pastores que espoliam de forma franca e aberta estas ovelhas. Mas, eu insisto a culpa recairá primeiramente nestes falsos pastores. Mas também é culpa das ovelhas.
                O profeta Jeremias nos alerta: “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor”. Os líderes são responsáveis pelas ovelhas que se colocam sob seus cuidados. Embora afirmar isto para esta corja de salteadores seja chover no molhado, ou seja, sem efeito exortativo algum. Estes líderes devem se lembrar que diante de Deus são responsáveis por quem lideram.
                Contudo, estes fatos estão inscritos nas Sagradas Escrituras. No evangelho de Mateus, temos a exortação: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.” Devemos alertar para o fato de que assim como na época do Antigo Testamento, estes falsos profetas atuais pregam aquilo que o povo deseja ouvir. Jesus já nos alertou para termos cuidados com aqueles cujas palavras soam como sendo religiosas, mas cujo alvo seja dinheiro, fama ou poder. Basta vermos nossa situação local. Se vem um pregador de fora e que cobra, a cidade mobiliza-se. Mas os pregadores sinceros e comprometidos com a verdade que são pessoas comuns no dia-a-dia, não causam “frisson” nos ouvidos. Resta-me acreditar que o povo gosta de ser espoliado.
Vejamos o profeta Ezequiel:
E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize aos pastores: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?
 Comeis a gordura, e vos vestis da lã, e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
A fraca não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
Assim, se espalharam, por não haver pastor, e ficaram para pasto de todas as feras do campo, porquanto se espalharam.
As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, nem quem as busque.
 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:
Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, visto que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuram as minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmos e não apascentam as minhas ovelhas, portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:
Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu estou contra os pastores e demandarei as minhas ovelhas da sua mão; e eles deixarão de apascentar as ovelhas e não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e lhes não servirão mais de pasto.” (Ezequiel 34:1-10) (grifo nosso)
        Existe um contraste entre bons e maus pastores.
Maus Pastores
Bons Pastores
Cuidam de si próprios
Cuidam de seu rebanho
Preocupam-se com seu bem estar
Fortalecem os fracos e doentes, procuram os perdidos.
Lideram com severidade e brutalidade
Lideram com Amor e Mansidão
Abandonam e dispersam as ovelhas
Reúnem e protegem as ovelhas
Guardam o melhor para si
Dão o melhor de si para as ovelhas[1]

       
        Cabe às ovelhas dedicar-se ao estudo da Bíblia com o fito de prevenir-se contra estes falsos mestres e fazer a sua parte.
Algumas Heresias encontradas por aí:
1)      Óleo ungido em Israel
2)      Caneta ungida para passar em concurso
3)      Suco de uva ungido para pingar sete gotas na casa
4)      Sabonete de arruda
5)      Lenço de pregador
A lista é enorme, há ainda as rosas, os sais, e até suor de pregador.
Se a ovelha magra ler a Bíblia verá que em Hebreus 11:1 está escrito: “Ora, a Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.”
A fé é a certeza de que as bênçãos de Deus são e serão para nós. E isto depende de nossa intimidade com Ele, conseguida na Oração, Jejum e leitura da Bíblia. Na nossa devoção diária, e jamais em penduricalhos vendidos aqui e ali.
        Comprar uma “caneta ungida para passar em concurso” beira a burrice extrema ou desespero total. No mínimo preguiça de estudar.
        “Ungir o celular” para não receber cobrança é idiotice e esperteza. É preferível fazer um curso de administração de finanças pessoais.
Que Deus tenha misericórdia.
               




[1] Fonte Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, pg 1071

Nenhum comentário:

Postar um comentário