O
início da EBD, como a conhecemos hoje, deu-se em 20 de julho de 1780 na
cidade de Gloucester. Era uma cidade importante da Inglaterra no
período pós Revolução Industrial, notável por sua indústria de
tecelagem. Atraía muita gente que, deixando a vida no campo, seguia para
as cidades buscando melhores condições de vida.
Entretanto,
na cidade de Gloucester, a imensa riqueza de uma minoria contrastava
com a grande pobreza e o analfabetismo da maioria da população. O fato
de existirem muitas igrejas não impedia o avanço da criminalidade.
Robert
Raikes, fundador da Escola Dominical, dedicou-se à carreira de
jornalista e editor, trabalhando na Imprensa Raikes, de propriedade da
família, a qual ele passou a dirigir após a morte de seu pai.
Raikes
preocupava-se muito em melhorar as condições das prisões, visando a
regeneração dos criminosos que para ali eram conduzidos. Descobriu que o
abandono em que viviam as crianças pobres da localidade e as suas
atividades, também aos domingos, eram um estímulo à prática do crime.
Que perversos os meninos de Gloucester! Lutavam uns com os outros, eram
mentirosos e ladrões, indescritivelmente sujos e despenteados.
Depredavam propriedades e infestavam ruas, tornando-as perigosas com as
calamidades deles.
Robert
Raikes, um homem de profundas convicções religiosas, fundou então uma
escola que funcionava aos domingos porque as crianças e os jovens
trabalhavam 6 dias por semana, durante 12 horas. Usava a Bíblia como
livro de estudo, cantava com os alunos e ministrava-lhes, também, noções
de boas maneiras, de moral e de civismo.
O
plano de Raikes exigia um profundo sentimento de caridade cristã.
Conseguiu que algumas senhoras crentes o ajudassem, fazendo visitas aos
bairros pobres da cidade, a fim de convencerem os pais a enviarem seus
filhos à escola.
De
1780 a 1783, sete Escolas já tinham sido fundadas somente em
Gloucester, tendo cada uma 30 alunos em média. Em 3 de novembro de 1783,
Robert Raikes, triunfalmente, publicou em seu jornal a transformação
ocorrida na vida das crianças.
O
historiador John Richard Green afirmou:”As Escolas Dominicais fundadas
pelo Sr. Raikes, no final do século XVIII, originaram o estabelecimento
da educação pública popular”.
O
efeito da Escola Dominical foi tão poderoso, que 12 anos após sua
fundação, não havia um só criminoso na sala dos réus para julgamento nos
tribunais de Gloucester, quando antes a média era de 50 a 100 em cada
julgamento !
Em
muito pouco tempo, o movimento se espalhou e várias igrejas ao redor do
Mundo organizaram suas Escolas Dominicais. Nas E.B.D. mais antigas,
segundo se tem notícia, o ensino limitava-se à leitura de passagens
bíblicas estudadas simultaneamente por crianças e adultos. Mais à
frente, nasceu o desejo de que houvesse um sistema de lições graduadas:
seriam adaptadas ao desenvolvimento da mente infantil e viria
estabelecer conveniente e necessária promoção de alunos de grau em grau
entre os diferentes departamentos da Escola Dominical.
Em
resposta a esse apelo, o Comitê das Lições Internacionais,
unanimemente, encaminhou o assunto à Convenção em Louisville, realizada
em junho de 1908. Foi criado um Subcomitê, que preparou lições dirigidas
aos principiantes, ao departamento primário elementar e ao primário
superior. Em anexo, enviaram uma lista dos assuntos que corresponderiam
aos anos seguintes desses mesmos departamentos.
Anunciou-se
também a preparação do programa geral de lições para todos os
departamentos em que a Associação Internacional dividiu a Escola
Dominical: Principiantes (4 e 5 anos), Primário Elementar (6 a 8 anos),
Primário Superior (9 a 12 anos), Intermediário (13 a 16 anos), Superior
(17 a 20 anos) e Adultos (20 anos em diante).
Extraído do site universidade da biblia
Por Litrazini
Graça e Paz
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