sábado, 24 de setembro de 2016

FOI DEUS QUE MATOU SAÚL? 1 CRÓNICAS 10:13-14


Quem matou Saúl ?

1 Crônicas 10:13-14
13 Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante
14 e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.

No entanto num outro texto lemos o seguinte: 

1 Samuel 31:3-6
3 Agravou-se a peleja contra Saul; os flecheiros o avistaram, e ele muito os temeu.
4 Então, disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então, Saul tomou da espada e se lançou sobre ela.
5 Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada e morreu com ele.
6 Morreu, pois, Saul, e seus três filhos, e o seu escudeiro, e também todos os seus homens foram mortos naquele dia com ele.

Porquê que a Bíblia afirma ter sido Deus o autor da morte de Saúl, se na realidade foi ele que se  
No pensamento hebraico Deus era o responsável supremo quer pelo bem quer pelo mal.

Temos um exemplo no livro de Job, 
Jó 2:10
10 ...temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?   

Para Jó e para qualquer Judeu o bem e o mal vinham de Deus.

O que na realidade não é verdade? Pois o mal que Job estava a sofrer tinha sido o Diabo a lhe trazer. 

Mas para complicar esta reflexão vou mostrar outro texto que pode ser mal interpretado.

Isaías 45:7
7 Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.

Aqui é o próprio Deus a dizer que cria o mal. Como entender este texto.

Penso que a resposta vem no próprio texto.

Quando Deus diz que forma a luz e cria as trevas mostra com isto que sendo ele luz, ele dissipa as trevas, no entanto quando ele, a luz não se encontra, reina então as trevas, por isso ser Ele o responsável pelas trevas.

O mesmo se pode dizer em relação ao mal. Isto porque Deus é amor, onde ele Está reina a paz, mas quando Deus e o seu amor não existem, cria-se a morte.

A Bíblia é clara quando fala de Deus, ela diz: 
1 João 4:8
8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.

Ezequiel 18:23
23 Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? -- diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?

O pecado veio sabotar o plano original de Deus, hoje o ser humano pergunta onde está Deus quando pessoas inocentes sofrem e morrem. 

Eu poderia dizer que Deus está no mesmo lugar que esteve quando Cristo morreu na cruz.

Infelizmente o ser humano tem rejeitado Deus, tirou-o dos lares, das escolas, das instituições, do estado, e admira-se de não o conseguir ver nestas calamidades. 

Em tudo há um proposito, mesmo na injustiça provocada pelo mal.

Conheci ha pouco tempo uma avó que veio à igreja pela primeira vez, aquilo que a fez vir, foi o ter perdido uma netinha de 3 anos num acidente de automóvel. 
Até aquele momento o seu relacionamento com Deus era fraco e distante, mas depois do falecimento da neta encontrou na Bíblia o seu amparo e conforto. 

É verdade que o sofrimento também pode ter a reação oposta, no entanto o mais importante perante o infortúnio, não é saber onde estava Deus, mas qual a minha resposta a tal adversidade. 

A minha escolha acertada dar-me-á um real sentido ao acontecido, libertando-me da dor, e vivendo a esperança da salvação em Jesus

DEUS PROÍBE O CONTACTO COM OS MORTOS Deuteronômio 18:9-14


PORQUÊ QUE DEUS PROIBIU O SEU POVO DE CONSULTAR OS MORTOS?
- Por várias ocasiões Deus vai alertar o seu povo para uma situação que não deveria existir entre o seu povo: 
Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus."   Levítico 19:31  
"6 Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros, prostituindo-se após eles, porei o meu rosto contra aquele homem, e o extirparei do meio do seu povo.
27 O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles."  Levítico 20:6 e 27
- Não podemos também esquecer o texto de Deuteronômio 18:9-14, onde uma vez mais Deus vai proibir esse contacto sobrenatural.

- Para compreendermos melhor o porquê desta proibição devemos seguir algumas informações adicionais que a Bíblia nos dá.

- Em primeiro lugar, devemos nos perguntar e de que forma viemos há existência?
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente” (Gênesis 2:7).
- Deus foi o autor da nossa existência, e usou o pó da terra para nós formar, e soprou o fôlego da vida, e o homem se tornou uma alma vivente ou um ser vivo.
- A Bíblia aqui não faz diferença entre homens e animais. Vejam o que ela nos diz: Eclesiastes 3:19-20
19 Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais...
- O que acontece quando uma pessoa ou um animal morre?
“o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu” (Eclesiastes 12:7).
Eclesiastes 3:20
20 Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão.
É importante relembrar que animais ou pessoas, bons ou maus quando morrem o seu espírito volta para Deus.
- A pergunta que pode logo vir à nossa mente é: "O QUE É O ESPÍRITO"
“…o corpo sem o espírito [sopro da vida] está morto” (Tiago 2:26). “o sopro de Deus no meu nariz” (Jó 27:3).
- O espírito que retorna a Deus na morte é o sopro da vida. Em nenhuma parte das Escrituras se atribui ao “espírito” vida, sabedoria ou sentimento depois que uma pessoa morre. O espírito é o “fôlego, o sopro de vida” e nada mais.
- Existe então muita confusão pois muitas pessoas confundem "ESPÍRITO" com "ALMA" e pensam que esse fôlego é uma alma ou entidade que sai do ser humano é que soube para Deus. Vamos ver novamente um texto que já vimos:
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis 2:7).
- A alma é um ser vivo. A alma é sempre uma combinação de duas coisas: o corpo, mais a respiração. Uma alma não pode existir a menos que o corpo e a respiração se combinem. A Palavra de Deus ensina que somos almas.
- Gostaria de dar dois exemplos que demonstram que quando a Bíblia fala de "ALMA" ela está a falar de seres vivos, seja, homens ou animais.
Deuteronômio 10:22
22 Com setenta almas, teus pais desceram ao Egito; e, agora, o SENHOR, teu Deus, te pôs como as estrelas dos céus em multidão"
Gênesis 1:20
20 Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de almas; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.
- A Bíblia utiliza a palavra "NEPHESH" quando fala de seres vivos, depois existe da parte do tradutor a escolha se quer por alma ou simplesmente ser vivente. 
- A Bíblia mostra ainda que a "ALMA" ou "NEPHESH" é mortal.
“A alma que pecar, essa morrerá.” Ezequiel 18:20. “morreu no mar toda a alma vivente” (Apocalipse 16:3).
- Ou seja que os seres vivos estão sujeitos à morte e não à imortalidade (pelo menos por enquanto)
- Estando as "ALMAS" quer dos animais quer do homem sujeitos à morte, e que o espírito é o sopro de vida, onde se encontram as pessoas que morrem? Existe a crença que as pessoas vão para o céu ou para o inferno,, ou eventualmente reencarnam seguindo um ciclo ou ainda que estejam num lugar que não se consegue bem explicar "limbo". O que a Bíblia nos diz sobre isso:
"Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio;"   Salmos 115:17  
- É estranho a Bíblia dizer que os mortos não louvam ao senhor, acreditando nós que as pessoas boas estarão no céu!
"Pois não pode louvar-te o Seol, nem a morte cantar-te os louvores; os que descem para a cova não podem esperar na tua verdade."   Isaías 38:18  
"Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento". Eclesiastes 9:5
"Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." Eclesiastes 9:6
"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."  Eclesiastes 9:10  
-------------
- Fazendo um resumo percebemos que o homem é pó e volta ao pó, que enquanto viver é chamado de alma vivente, depois de morrer não tem mais parte do que se faz nesta terra, pois na sepultura para onde vai não há projectos, pensamentos, obras, pois tudo terminou. Vimos também que os mortos não louvam ao Senhor.
“assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus não acordará nem será despertado de seu sono” (Jó 14:12)”. “Os seus filhos recebem honra, sem que ele o saiba; são humilhados; sem que ele o perceba” (Jó 14:21). 
- Mais uma vez a palavra de Deus mostra que depois da pessoa morrer já não existe consciência do que se passa no mundo dos vivos. Diz que elas estarão no sono da morte até que não haja mais céus.
- ENTÃO COM QUEM FALAM AS PESSOAS QUANDO VÃO ÀS SESSÕES MEDIÚNICAS?
- Vejam o que a Bíblia nos fala sobre como tudo começou.
"7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, Ap. 12:7
9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Ap.12:9
- Houve uma batalha no céu entre satanás e seus anjos e Jesus e os seus anjos e diz que satanás e os seus anjos foram expulsos do céu e vieram para a terra.

12 Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta. Ap 12:12
- As notícias não são boas para os habitantes desta terra, temos de estar precavidos. 
"pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes."   Efésios 6:12
8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 1 Pedro 5:8
- A Bíblia fala que nesta luta temos proteção, Deus envia os seus anjos para nós protegerem.

"Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?"  Hebreus 1:14   
- Se por um lado temos os anjos de Deus que nos protegem, por outro temos os anjos de satanás que irão tentar tudo para nos fazer mal e nos enganar.
- Vejam o que satanás consegue fazer?
"E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz." II Coríntios 11:14  
- Então satanás engana fazendo-se passar por outras pessoas, assim acontece com os seus anjos. 
- No Jardim do Edem Deus dissera ao homem que se ele comece do fruto "Certamente morreria" mas Satanás conhecido como o pai da mentira e que mente deste o princípio (Jo 8:44) vai dizer à Eva que "certamente não morreriam" 
- Está mentira ainda consegue convencer milhares de seres humanos, por isso hoje muitos ainda são enganados. 
- Muitos pensam que podem falar com os mortos, mas o que estão eles a fazer é a comunicar directamente com o senhor das trevas. 
- Vimos à pouco e a Bíblia é clara sobre isto, estaremos nos sepulcros até que os céus passem. Ora este acontecimento só terá lugar num futuro próximo. Quando Jesus voltar para nós vir buscar. Primeiramente ressuscitar os que morreram nele, e depois fazer novos céus e nova terra. 
Apocalipse 21:1-8
1 Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram...5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. 6 Disse-me ainda: Tudo está feito...7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. 8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Deuteronômio 18:9-14
Contra os adivinhos e os feiticeiros
9 Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. 10 Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; 11 nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12 pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. 13 Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus. 14 Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa.

- Nas sociedades antigas a prática da feitiçaria era comum, a consulta dos mortos etc. 

- Houve sempre da parte do ser humano o desejo de saber o desconhecido.

- O erudito em Antigo Testamento Eugene H. Merrill dá uma definição geral da 
adivinhação: "A frase 'praticantes de adivinhação' refere-se geralmente a todo o conjunto de meios de se obter conhecimento dos deuses, independente de qualquer técnica em particular." [2].
Aqui está outra definição: "A prática de tomar decisões ou predizer o futuro por meio da leitura dos sinais e dos presságios." [3].
Existem categorias de adivinhação que foram muito comuns no mundo antigo. A prática da astrologia surgiu porque os planetas eram anomalias no sentido que seguiam um curso diferente do movimento das estrelas. As pessoas costumavam examinar o fígado ou as entranhas dos animais para obter informações dos deuses. Isso é mencionado na Bíblia. "Porque o rei de Babilônia parará na encruzilhada, no cimo dos dois caminhos, para fazer adivinhações; aguçará as suas flechas, consultará as imagens, atentará para o fígado." [Ezequiel 21:21]
- Hoje a prática de consultar algum espírita, ou médium tem o mesmo objectivo, tentar conhecer o desconhecido. 
A ilustração do menino tailandês que era batido pelo eventual irmão gêmeo falecido.
- A Bíblia proíbe a adivinhação porque ela envolve o desejo ardente de obter conhecimento secreto que Deus preferiu não revelar. "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei."[Deuteronômio 29:29] Esse desejo de obter conhecimento proibido tem suas raízes no primeiro pecado do homem. 
"Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." [Gênesis 3:4-5] Satanás tentou Eva com um desejo de conhecer aquilo que Deus preferiu não revelar e assim transgrediu a fronteira entre o Criador e a criatura. Eva e depois Adão sucumbiram a essa tentação (Gênesis 3:6) A adivinhação é uma tentativa de obter conhecimento proibido.
Aqueles que estão envolvidos na feitiçaria não entrarão no reino de Deus. A Bíblia diz em Gálatas 5:19-21 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. 
Só Deus é que sabe o futuro e não os feiticeiros. A Bíblia diz em Isaías:
"Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos! Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.” (Isaías 8:19-20)NTLH
Deuteronômio 18:18
18 Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.

O JUÍZO FINAL


O JUÍZO FINAL 

A Bíblia diz-nós que vai haver um julgamento divino, o qual todos os habitantes desta terra serão julgados.
2 Coríntios 5:10
10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

No entanto este julgamento será dividido por fases, ou seja, os seres humanos passarão em escrutínio perante o senhor em alturas diferentes. 

Podemos então perceber que este juízo sobre os seres humanos está dividido em três fases. 

1ª FASE - JUIZO INVESTIGATIVO OU PRÉ-ADVENTO.

Apocalipse 14:6-7 diz: Chegou a hora do juízo. 
Apocalipse 14:6-7
6 Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo,
7 dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

Este acontecimento teve lugar depois da profecia das 2300 tardes e manhãs ter sido cumprida, que aconteceu em 1844, com a descoberta e estudo do livro de Daniel. 

A igreja Adventista não só compreendeu que o juízo já tinha começado nesta altura, como proclama uma mensagem de advertência a todos os homens que abandonem a falsa adoração preconizada por Babilonia a igreja falsa, assim como a se manterem fiéis, não recebendo a marcada besta, mas guardando os mandamentos de Deus. 

Nesta fase do julgamento os intervenientes são todos aqueles que têm o seu nome inscrito no "LIVRO DA VIDA" ou seja todos aqueles que se dizem crentes e que aceitaram Deus na sua vida.

Em I Pedro 4:16-17, a Bíblia diz que o juízo começa pela casa de Deus. 
1 Pedro 4:16-17
16 mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.
17 Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

Esta primeira fase do julgamento é restrita somente aos crentes, ou seja a todos nós que aceitámos Jesus como nosso salvador. 

É necessário definir se somos joio ou trigo, se fomos servos fiéis ou infiéis, justos ou injustos.

É então nesta fase que Jesus se assenta no tribunal e os livros se abrem.
Daniel 7:10
...assentou-se o tribunal, e se abriram os livros.

O Juízo é baseado no que está escrito nos livros. 
Há vários livros: O livro da vida, o livro memorial e também o livro dos pecados. 

Quando alguém tem pecados para os quais não houve arrependimento e confissão, o nome do culpado é omitido do livro da vida. 

O Juízo é executado com precisão: "Assim como os traços fisionômicos são reproduzidos com precisão infalível sobre a polida chapa fotográfica, assim o caráter é fielmente delineado nos livros dos céus". G.C. 490. 

O Juízo investigativo termina pouco antes de Jesus voltar à terra, em Sua segunda Vinda. Quando isto acontecer todos os casos estarão decididos. 

A Bíblia descreve este acontecimento da seguinte forma:
Mateus 25:31-34
31 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;
32 e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;
33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;
34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.


2ª FASE - JUDICATIVA OU DETERMINATIVA.

Esta fase caracteriza-se pelo julgamento dos ímpios. 
Em Apocalipse 20:1-4 
Apocalipse 20:1-5
1 Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente.
2 Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos;
3 lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo.
4 Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as vidas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.
5 Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.

Depois de Jesus ter vindo a esta terra, e ter levado consigo os fiéis, Jesus com eles irão fazer do céu morada por cerca de mil anos. 

Neste período a Bíblia diz como acabamos de ler que o Diabo será preso durante mil anos, nesta altura os ímpios estarão mortos, e a terra desolada. Enquanto isso os justos estão no céu onde participarão no julgamento dos ímpios.  
"4 Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar."

O apóstolo Paulo reforça esta ideia:
1 Coríntios 6:2-3
2 Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas?
3 Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

Este julgamento será de certa forma uma explicação das razões pelas quais os ímpios não se encontram no céu.

Exemplo: 
Imaginemos que estando eu no céu gostava de saber por razão o meu parente que até era um bom crente, não está no céu? Então ser-me-á explicado as razões pelas quais essa pessoa não foi digna de ser salva. 

Esses mil anos servirão para que todos os justos sejam esclarecidos e cheguem á conclusão que Deus é justo no seu julgamento e que satanás e os ímpios serão justamente sentenciados. 

Depois dos mil anos os ímpios mortos vão ressuscitar e satanás vai ser solto, para receberem a condenação 

3ª FASE - EXECUTIVA OU CONCLUSIVA. 

Apocalipse 20:7-9
7 Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão...
11 Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros..

O livro de Mateus descreve o que acontecerá com os ímpios que estão a ser julgados nesta fase:
Mateus 7:22-23
22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

O profeta Malaquias junta também a este quadro mais alguma informação.
Malaquias 4:1-3
1 Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.
2 Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.
3 Pisareis os perversos, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos.

Apocalipse revela-nos o que vai acontecer: 
Apocalipse 20:9
9 Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu.

Finalmente satanás os ímpios e o mal serão banidos desta terra. Serão destruídos com fogo, o mesmo que servirá para restaurar a terra e Deus recriar novos céus e nova terra. 

Apocalipse 21:5-8
5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6 Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.
7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.
8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

Perante todo este quadro em que a Bíblia nos apresenta como devendo-nos sentir? Com medo? com receio? 

Onde você pretende estar? 
Talvez até podemos pensar que estamos perdidos, mas a mensagem do juízo não é para eu ter medo mas sim esperança.

Queridos amigos, todos nós estávamos sentenciados à morte eterna, esse era o nosso destino, no entanto Jesus veio propor-nós um outro desfecho, já não estamos condenados, mas podemos ser salvos.

A Bíblia diz:
"Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". I João 1:9 
Em João 3:18 Jesus disse: "O que crê em mim não é julgado". 
"Filhinhos, estas coisas vos escrevi para que não pequeis, todavia se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo" I João 2:1. 

EGW diz o seguinte:
"O grande conflito terminou, pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado... desde o minúsculo átomo até o maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor". G.C.684. 

Romanos 8:31
Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

CARTA À IGREJA DE TIATIRA


Í
IGREJA DE TIATIRA

Apocalipse 2:18 - 3:6
Carta à igreja em Tiatira
18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:
19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.
20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.
21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.
22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.
23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
24 Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;
25 tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.
26 Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
27 e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;
28 assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.
29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Tiatira fica hoje no país que conhecemos como Turquia, era uma grande centro de comércio. Conhecida pelos tecelões e tintureiros de lã.

O apóstolo Paulo vai conhecer uma mulher chamada Lídia que era precisamente de Tiatira. 
Atos 16:13-14
13 No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido.
14 Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.

Quando João descreve está igreja ele vai dizer: 
Apocalipse 2:19
19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.

Nesta mensagem Jesus começa por realçar as obras destes cristãos, Jesus estava ciente das suas lutas, mas também sabia que se eles quisessem triunfar teriam de lutar pela verdade. 

Esta comunidade cristã, em algum ponto da sua história parou de crescer, o que terá acontecido? Vamos ver o que Jesus vai dizer: 
Apocalipse 2:20
20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.
21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição..

Jesus está a usa uma linguagem simbólica, Ele vai mostrar um problema que esta igreja está a viver, de certa forma um mal, uma doença que contagiou estes cristãos.

Aqui é apresentado o nome de Jezabel, uma rainha má que levou o povo de Deus à idolatria, assim como à prostituição sexual em cultos pagãos. 

A mensagem então era simples, Jesus estava a dizer a estes crentes que alguma coisa se estava a passar, que impedia esta comunidade de progredir espiritualmente alguma coisa que tinha a ver com o desvio da verdade, da adoração e devoção genuína e saudável. 

Todas as comunidades cristãos têm os seus problemas, mas o que estava a acontecer com este grupo, era que se tinham recusado em seguir a verdade divina, não estavam a dar lugar ao arrependimento.  

Jesus confrontou estes crentes, sobretudo os seus líderes, líderes que não ouviam as advertências e o retorno à verdade original, à verdade bíblica.

O problema desta comunidade cristã era o adultério espiritual. 

Num relacionamento matrimonial o adultério é uma infidelidade contra o outro cônjuge.

Esta igreja de Tiatira representa uma época na história da igreja cristã caracterizada pelo adultério espiritual, onde esta deixa o seu noivo, Jesus Cristo e a sua verdade para se prostituir com adoração e doutrinas erradas. 

"O cristianismo se tornou uma religião estabelecida do império romano é tomou o lugar do paganismo. O cristianismo como existiu na idade média poderia ser chamado de paganismo batizado. " historia da igreja século 2  pág.2

Nesta época Deus teve sempre um grupo fiel de crentes, mas comparado com o estado geral e degradante da igreja, não seria fácil se manter fiel.

Como ser fiel num mundo acomodado, num mundo tolerante com a mentira é o erro? Como sobreviver numa igreja em que ninguém valoriza mais os princípios verdadeiros e que toleram todo o tipo de ideias erradas?

Vejam o que Jesus vai ainda dizer: 
Apocalipse 2:22-23
22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.
23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.

Jesus utiliza imagem de Jezabel como símbolo do que estava a acontecer com a sua igreja.

A doença que atormentava esta igreja não era uma simples constipação, ou uma gripe que passaria passados alguns dias. Mas tratava-se de um cancro que terminaria em morte.

Jesus mostra que está doença era perigosa, diz o texto que " PROSTA DE CAMA" não podemos aceita-la, não podemos continuar a conviver com ela.

Jesus continua.
Apocalipse 2:25-26
25 tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.
26 Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,

O desafio é conservar a fé que nós temos, é guardar uma fé saudável que se traduza em frutos, para a causa de Cristo.

Como fazer isto quando à nossa volta tudo está doente? 
Não existe uma fórmula mágica, mas podemos discernir um princípio logo no início desta carta.
Apocalipse 2:18
18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:

É interessante como Jesus é descrito em cada uma das sete cartas. A descrição está sempre relacionada com a mensagem que Jesus queria transmitir e a lição a ser aprendida.

Jesus se descreve como aquele que "TEM OLHOS COMO CHAMA DE FOGO"
o que é que isto sugere? 

Sugere um olhar penetra profundamente um olhar que ultrapassa a máscara, um olhar que penetra o coração. 

Jesus mostra a esta comunidade cristã que eles deviam olhar para si, para a sua condição, não deviam se conformar com o seu estado, não deviam estar seguros quando às suas práticas e formas religiosas. Isso não devia entorpecer a sua visão espiritual corrompida. 

Jesus também fala "OS PÉS COMO BRONZE POLIDO" o que é que isto sugere? 
Cristo é aquele que dá passos firmes, onde Ele pisa a terra extremasse. 

Queridos amigos, muitas vezes precisamos dar passos firmes, avançar, sem temer as consequências das nos